API do WhatsApp Cloud
O Facebook anunciou a API de nuvem do WhatsApp em 20 de maio e está disponível para qualquer empresa de qualquer tamanho, grande ou pequena.
Esta documentação ensinará como configurar a API de nuvem do WhatsApp com o JetChat. Você poderá criar seu chatbot do WhatsApp com um número de teste gratuito oferecido pelo Facebook e também mudar para a produção ao vivo quando seu bot estiver pronto para entrar no ar!
Observe:
Por enquanto, devido a certas limitações da API de nuvem do WhatsApp, toda empresa precisa criar seu próprio aplicativo do Facebook para usar a API de nuvem do WhatsApp. Assim que o Facebook permitir que plataformas como o JetChat criem uma conta comercial do WhatsApp, melhoraremos o processo de uso da API de nuvem do WhatsApp.
Agora, vamos começar criando seu próprio aplicativo do Facebook.
Configurar o aplicativo do Facebook
Primeiro, você precisa se registrar como meta desenvolvedor (abre uma nova janela)e, em seguida, habilite a autenticação de dois fatores (abre uma nova janela)para sua conta.
E então você pode clicar em “criar um novo aplicativo” no canto superior direito do seu painel e selecionar “Negócios” como o tipo de aplicativo:

Em seguida, coloque o nome de exibição e adicione o e-mail de contato do aplicativo, se desejar conectar este aplicativo a qualquer uma de suas contas comerciais, clique no menu suspenso para conectá-las.

Depois de criar seu próprio aplicativo, role para baixo até o WhatsApp e clique em “Configurar” no produto WhatsApp.

E então você será redirecionado para a captura de tela abaixo:

Agora, você pode clicar em “Começar” no WhatsApp e, em seguida, será redirecionado para a captura de tela abaixo:

Selecione a conta comercial que possui o número de telefone que você deseja usar para a automação do WhatsApp. Se você não tiver uma conta comercial, o Facebook criará automaticamente uma para você.
Então você precisa clicar em “configuração” para configurar seu próprio webhook.

Obtenha seu Webhook da JetChat
Agora, você precisa voltar ao JetChat e, em seguida, selecionar a nuvem do WhatsApp, clicar em “Conectar WhatsApp Cloud”

Depois de clicar no botão, aparecerá a janela para você autorizar sua conta do Facebook e, em seguida, selecione a conta comercial à qual deseja se conectar.
Você pode conectar uma conta comercial em um workspace. Vários números podem ser conectados à mesma conta comercial.
Depois de selecionar sua conta comercial, você será redirecionado de volta ao JetChat. E depois de clicar em “listar empresas com números de telefone do WhatsApp”
Ele listará todos os números do WhatsApp nesta conta comercial. Você pode clicar no botão “Selecionar” para a próxima etapa.

Em seguida, você verá sua URL e token de Webhook exclusivos para usar na próxima etapa.
Agora você pode voltar ao aplicativo em sua conta de desenvolvedor do Facebook e clicar em “Editar” na configuração conforme a captura de tela abaixo:

Na janela pop-up, cole o URL do webhook e o token do JetChat.

E clique em “verificar e salvar”.
Depois de adicionar o URL do webhook, agora você precisa clicar em “gerenciar” no campo Webhook.
Você precisa se inscrever nas “mensagens” conforme a captura de tela abaixo:

Agora, você pode acessar o JetChat, sincronizar números e escolher um número para criar seu chatbot do WhatsApp.
Observe que cada aplicativo receberá um número de teste gratuitamente do Facebook. Você pode facilmente começar a testar com este número de teste.
Comece com números de teste
O número de teste permite que você tenha uma conversa gratuita ilimitada com um conjunto de números de telefone verificados. Você precisa primeiro verificar seus números de telefone. Você pode fazer isso clicando no botão “adicionar o número de telefone” abaixo:

E então você precisa verificar esse número de telefone recebendo um SMS do Facebook.

Depois que seu número de telefone for verificado, você poderá enviar uma mensagem de texto e visualizar o chatbot criado com esse número de teste.
Adicione seu próprio número de telefone comercial
Primeiro, você precisa acessar seus aplicativos no desenvolvedor do Facebook e adicionar seu próprio número de telefone,
Clique em “Começar” e clique em “Adicionar número de telefone” na etapa 5 conforme a captura de tela abaixo:

Você precisa fornecer as informações para criar seu perfil comercial do WhatsApp

E então você pode adicionar um número de telefone para o WhatsApp, você precisa verificar seu número de telefone recebendo uma mensagem de texto ou telefonema.

Depois de verificar seu número de telefone, você só precisará esperar que o Facebook aprove esse número e, em seguida, poderá sincronizá-lo de volta aos canais da API Cloud.
Depois de enviar as informações, você receberá a certificação e a confirmação do nome de exibição do Facebook.
Crie um bot do WhatsApp com o número do WhatsApp de teste
No JetChat, se você sincronizou os números, verá a captura de tela abaixo e, ao selecionar o número de teste oferecido pelo Facebook, poderá começar a construir seu primeiro chatbot do WhatsApp.

E, em seguida, confirme a seleção.

E então você pode criar o bot para testar a conexão.

E você pode criar um fluxo simples como o abaixo para testar a mensagem de envio e também o bloco de perguntas.

Depois de criar esse fluxo simples, clique em “Visualizar” e selecione “Abrir no WhatsApp” e teste se o bot está respondendo ou não.

E então você pode seguir as instruções e verá que o WhatsApp está funcionando corretamente.
Você pode construir sua automação com o número do teste e, após todos os testes, se estiver pronto para enviar o bot para um número real do WhatsApp, siga as instruções abaixo.
Se você não receber mensagens, é possível que você não tenha adicionado seu número de telefone a um número de telefone verificado no aplicativo.
Para números de telefone de teste, você pode enviar mensagens ilimitadas, mas é apenas para números de telefone verificados que você adicionou.
Sincronize o número real da empresa na nuvem do WhatsApp
Agora você pode fazer o mesmo processo anterior para sincronizar o número de teste no JetChat, em vez de escolher o número de teste, você escolherá o número de telefone comercial real desta vez para adicionar ao JetChat.

Fluxo de link com número real da empresa
Depois de selecionar e confirmar o número de telefone, você pode clicar no ícone “LINK” para vincular seu fluxo anterior de volta a este número real do Whatsapp comercial.

E, em seguida, selecione o fluxo que você criou anteriormente com o número do WhatsApp de teste conforme a captura de tela abaixo:

E então você pode digitar “LINK” para vincular o fluxo ao novo número.

Então você pode ter o fluxo existente conectado ao seu número real de negócios.

Agora você alterou com sucesso seu chatbot do WhatsApp de um número de telefone de teste para seu número de telefone real.
Tipos de mensagem suportados
Tipo de massagem normal
O JetChat permite que você envie texto normal, texto + botões, arquivos, áudio, imagens e também cartões neste canal do WhatsApp.
A API da nuvem do WhatsApp está compartilhando o mesmo para a maioria dos elementos, você pode assistir nossa demonstração 360dialog para uma ideia geral.
Todos esses tipos de mensagem também são compatíveis com a API Cloud.
Mensagem modelo
As mensagens de modelo devem ser enviadas para aprovação do Facebook antes de serem disponibilizadas para uso. É o Facebook que analisa cada modelo para evitar spam e verificar se cada mensagem está em conformidade com as diretrizes da API do WhatsApp.
Quando usar modelos para mensagens do WhatsApp?
Uma mensagem modelo precisa ser enviada sempre que estiver fora de uma Janela de Atendimento ao Cliente, ou seja, sempre que já se passaram mais de 24 horas desde que o cliente enviou sua última mensagem para esse número de telefone comercial.
Você usa regularmente o modelo de mensagem para enviar notificações.
Os modelos usam valores de espaço reservado que podem ser substituídos por conteúdo dinâmico dentro de chaves duplas quando a mensagem é enviada. Pense nas mensagens de modelo como um início de conversa em uma conversa bidirecional.
Para obter mais informações sobre as mensagens de modelo do WhatsApp, consulte a Documentação oficial do Facebook para a API do WhatsApp Business(abre uma nova janela)
Custo das conversas do Whatsapp
Você pode encontrar mais informações sobre preços de custo abaixo: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing/conversationpricing
As cobranças das conversas são baseadas no número de telefone do usuário. As taxas para conversas iniciadas por negócios e conversas iniciadas por usuários variam de acordo com o mercado (país ou região). Ver tarifas (abre uma nova janela)para obter informações específicas sobre preços.
Prática recomendada para obter a aprovação do seu modelo de mensagem
Aqui estão algumas dicas para que seus modelos passem pelo processo de revisão:
Clareza: seja específico e claro. Os revisores podem não conhecer o negócio de um cliente e precisam de mais clareza. Evite promoção: upselling, mensagens de chamadas frias, envio de uma enquete para coletar dados e incluir certas frases que soam promocionais são consideradas promocionais.
Ortografia: verifique se há erros ortográficos e gramaticais e use a formatação apropriada (por exemplo, colchetes duplos para parâmetros).
Nome: deixe o nome do seu modelo de mensagem claro. Em vez de usar um nome como template_014, use bus_ticket_details. Lembre-se de que alguém do Facebook revisará seus modelos. Fornecer mais clareza fornece aos revisores contexto sobre como o modelo será usado.
Crie contexto: se você precisar escrever um modelo de mensagem para reabrir a janela de 24 horas, sugerimos começar com alguma menção ao tópico de conversa anterior.
Escolha uma categoria apropriada: não se esqueça de usar o tipo de modelo de mensagem correto. Escolher o correto aumentará as chances de aprovação de seus modelos e fornecerá mais informações ao WhatsApp durante o processo de aprovação.
As categorias que você pode escolher estão listadas abaixo. Cabeçalho (opcional): você pode adicionar um título ou escolher qual tipo de mídia usará para este cabeçalho. Imagem, PDF e Vídeo são suportados.
Diferentes categorias do modelo de mensagem
Atualização da conta: informe os clientes sobre atualizações ou alterações em suas contas. Você pode usar isso para notificar o destinatário da mensagem sobre uma alteração nas configurações da conta.
- As preferências são atualizadas
- As configurações foram alteradas
- A assinatura expirou
- O perfil mudou
Atualização de alerta: Envie atualizações ou notícias importantes para os clientes.
Atualização de agendamento: Envie confirmações, lembretes ou outras atualizações aos clientes sobre seus agendamentos. Por exemplo:
- Mudanças no horário de atendimento
- Mudanças no local do compromisso
- O agendamento foi cancelado
Resposta automática: envie respostas automáticas aos clientes quando sua empresa não estiver online ou disponível para responder imediatamente.
Resolução de problemas: responda a perguntas, preocupações ou comentários de clientes sobre sua empresa. Por exemplo:
- O problema foi resolvido
- O status do problema é atualizado
- O problema requer uma solicitação de informações adicionais
- Notifique o destinatário da mensagem sobre algo informativo, como horário comercial/horário de disponibilidade
Senha de uso único: envie códigos de verificação gerados automaticamente para que os clientes possam acessar suas contas com segurança.
Atualização de pagamento: envie uma mensagem aos clientes sobre o pagamento. Por exemplo:
- Envie uma notificação de falta de estoque
- Notificar que um leilão terminou
- O status de uma transação de pagamento foi alterado
- Envie um recibo
Atualização de finanças pessoais: envie uma mensagem aos clientes sobre suas finanças pessoais. Por exemplo:
- Lembretes de pagamento de contas
- Lembrete de pagamento agendado
- Notificação de recibo de pagamento
- Confirmação ou atualização de transferência de fundos
- Outras atividades transacionais em serviços financeiros
Atualização de reservas: Envie confirmações, lembretes ou outras atualizações aos clientes sobre suas reservas. Por exemplo:
- Alterações de local
- O cancelamento está confirmado
- A reserva do hotel foi cancelada
- Mudanças no horário de retirada do aluguel de carros
- O upgrade do quarto está confirmado
- Alterações de itinerário
Atualização de envio: envie atualizações de envio aos clientes sobre seus pedidos. Por exemplo:
- Produto é enviado
- Mudanças de status para em trânsito
- Produto é entregue
- O envio está atrasado
Atualização do ticket: envie atualizações de envio aos clientes sobre seus pedidos. Por exemplo:
- Mudanças no horário de início do show
- Mudanças no local do evento
- O show foi cancelado
- Uma oportunidade de reembolso é disponibilizada
Atualização de transporte: envie atualizações de envio aos clientes sobre seus pedidos. Por exemplo:
- Alterações de status do voo
- O passeio é cancelado
- A viagem foi iniciada
- A balsa chegou
Se você não tiver uma categoria específica para se encaixar, sempre poderá escolher a resposta automática.

Blocos de construção da mensagem do modelo
Os modelos de mídia têm mais blocos de construção e recursos, consistem nos seguintes blocos de construção:
- Cabeçalho: O cabeçalho é opcional e serve como título ou cabeçalho do seu modelo. Ele suporta o seguinte: texto, imagem, documento e vídeo
- Corpo: O corpo deve conter o texto mais importante do seu modelo. Apenas texto é suportado
- Rodapé: O rodapé suporta apenas texto e pode ser usado para fornecer informações menos relevantes em sua mensagem de modelo
- Botão: O botão adiciona interatividade aos seus modelos. Existem dois tipos principais.
- Botão de resposta rápida: usado para obter respostas rápidas do seu cliente, Max 3 botões de resposta rápida por modelo
- Botão Call to Action: máximo de um URL e número de telefone por modelo.
Observe:
- Todos os templates requerem um corpo, cabeçalho, rodapé e botões são opcionais.
- Todos os exemplos de mídia devem ser URLs que apontam para um arquivo de mídia válido.
Criar mensagem de modelo
Nesta seção, você precisará fazer login na sua conta de gerente de negócios do Whatsapp . Selecione a conta do gerente de negócios no menu suspenso, se houver, e selecione “mensagem de modelo”
Observação: o número de teste do WhatsApp não suporta a criação de mensagens de modelo, você precisa usar um novo número de telefone real para criar uma nova mensagem de modelo.

E depois de clicar em “Criar modelo de mensagem” no canto superior direito do painel.
Você precisa preencher o nome do modelo e selecionar a categoria e os idiomas da mensagem.
Crie modelos padrão (somente texto):

Abaixo está a mensagem do modelo que criamos e, depois de criar o modelo, envie-o ao Facebook para análise.
Se você seguir as práticas recomendadas, seu modelo será aprovado muito em breve.
Depois que a mensagem do modelo for aprovada, você verá o ícone de aprovado abaixo.

Agora você pode voltar para o JetChat, e ir para o canal do WhatsApp,
Depois de acessar o conteúdo e os modelos de mensagens e clicar em “Sincronizar modelo do WhatsApp” , você poderá ver que todos os modelos aprovados serão sincronizados de volta ao JetChat para uso.
Como usar a mensagem modelo
- Use no construtor de fluxo
As mensagens de modelo oferecem mais recursos, como os botões (que podem vincular a URLs externos) e os botões de chamada telefônica.
Você pode enviar a mensagem do modelo diretamente no construtor de fluxo. O envio é gratuito se estiver dentro de uma janela de engajamento de 24 horas.
No modo de envio de mensagem, selecione “Modelo de mensagem”, e se você tiver uma variável no modelo de mensagem, poderá selecionar o campo personalizado no JetChat.


- Use na transmissão
Você também pode usar mensagens de modelo na transmissão do JetChat.
Vamos primeiro construir o fluxo para o qual você deseja enviar a transmissão. Você pode usar uma verificação condicional simples para decidir se deseja usar uma mensagem de modelo ou não.

No fluxo de amostra acima, primeiro usamos condições para verificar se o usuário ainda está dentro da janela de 24 horas, se estiver, você pode entrar em contato com ele gratuitamente.
E então você também pode optar por enviar um e-mail se você tiver o endereço de e-mail deles.
Por fim, você pode optar por enviar um modelo ao usuário.
Depois de configurar o fluxo para usar na transmissão, agora você pode ir para a transmissão e selecionar o público desejado e enviar o fluxo que acabou de criar.

- Use no bate-papo ao vivo
No chat ao vivo, se o usuário estiver fora da janela de 24 horas, você só poderá alcançá-lo por meio da mensagem do modelo.
Se você for para a janela de bate-papo ao vivo, verá a opção “Quero enviar mensagem de modelo”

Observe que o modelo será enviado apenas se for a primeira mensagem no subfluxo.
Em seguida, você pode selecionar o subfluxo que começa com a mensagem do modelo.
- Use em aplicativos móveis JetChat
Depois de começar a usar a API de negócios do WhatsApp, você não poderá usar o número em seu aplicativo de negócios do WhatsApp ou no aplicativo pessoal do WhatsApp.
JetChat oferece opções que você pode instalar nosso aplicativo móvel para lidar com as conversas de bate-papo ao vivo.
WhatsApp Native Ecommerce – Mensagem do catálogo de produtos
Você pode mostrar e compartilhar seus produtos e serviços com seus clientes para que eles procurem itens e adicionem a um carrinho sem sair do chat.
Observe:
- test Os números de telefone do WhatsApp não são compatíveis com o teste de mensagens do catálogo de produtos.
- Além disso, a API de nuvem do WhatsApp ainda não oferece suporte aos recursos do catálogo de produtos. Você tem que usar o BSP (como 360dialog) por enquanto. Assim que a API de nuvem do WhatsApp for suportada, faremos atualizações.

Mas assim que esse tipo de mensagem for compatível, você também poderá criar a experiência de compra de comércio eletrônico nativa com a API Cloud.
Por enquanto, você pode usar nossa integração 360Dialog para isso.
Você pode encontrar o treinamento passo a passo abaixo e a demonstração também.
Você pode assistir à demonstração e construir com a mensagem do catálogo de produtos aqui (abre uma nova janela).
Para usar produtos e catálogos em sua conta da API do WhatsApp Business, siga as próximas etapas.
- Crie um catálogo de produtos e carregue o inventário para o Facebook
Primeiro, você precisa enviar seu inventário para o Facebook. Você pode usar a API ou o Gerenciador de Comércio do Facebook para fazer isso.
Seu inventário precisa ser carregado no Facebook em um formato de catálogo — consulte Sobre catálogos (abre uma nova janela)Para maiores informações.
Se você já tiver um catálogo do Facebook configurado , sugerimos que você aproveite esse catálogo para casos de uso de comércio do WhatsApp.
Se você precisar criar um catálogo , há duas possibilidades:
- Criar um catálogo usando a API(abre uma nova janela)
- Criar um catálogo usando o Gerenciador de Comércio(abre uma nova janela)
Você pode carregar apenas um catálogo por conta do WhatsApp Business (WABA), mas o mesmo catálogo pode pertencer a vários números de telefone.
- Sincronize os produtos do Facebook para o JetChat Agora volte para o JetChat, vá para o canal WhatsApp Cloud, você pode clicar em “Ver Catálogo”, e então ele puxará todos os catálogos em sua conta comercial atual.

E selecione o botão “Facebook to Local” conforme a captura de tela acima. Você deve ser capaz de sincronizar todos os produtos em seu catálogo do Facebook de volta ao nosso eCommerce integrado.

E o mais importante aqui é garantir que o “SKU” no JetChat seja o mesmo que “ContentID” no seu Catálogo do Facebook.

E aqui está o mesmo valor no Catálogo do Facebook.
- Conecte o catálogo de produtos com o número do WhatsApp
Você precisa conectar seu número do WhatsApp a um catálogo de produtos. Só depois disso, você pode enviar as mensagens do catálogo de produtos.
- Enviar mensagem de catálogo de produtos
Agora você precisa sincronizar o catálogo de produtos no eCommerce integrado do JetChat, agora você pode usar o produto de envio no nó de envio de mensagem.
Se você acessar sua API do WhatsApp Cloud, ao clicar em “Visualizar catálogo”, poderá ver o ID do catálogo que está conectado à sua conta WABA.


Você pode optar por enviar uma única mensagem de produto ou mensagem de vários produtos

Se você estiver enviando várias mensagens de produtos, poderá selecionar quantas seções deseja incluir e, em seguida, escolher os IDs de varejo (que são contentID no Catálogo do Facebook).
Se você já sincronizou o Catálogo do Facebook com o comércio eletrônico JetChat, você pode usar a ação “Obter produtos” para preencher dinamicamente os IDs de varejo.
Você pode ir para Ações e selecionar “comércio eletrônico” e depois “Obter produtos”

Você pode usar filtros internos para preencher dinamicamente os IDs de varejo a serem usados no envio de mensagens do catálogo de produtos.
- Configurar o gatilho de consulta do produto
Você aprenderá mais sobre como configurar um “gatilho de consulta de produtos do WhatsApp”. Isso acionará a mensagem toda vez que seu cliente enviar uma consulta de mensagem na página de detalhes do produto.
- Configurar o acionador de pedido criado no WhatsApp
O acionador de recebimento de pedido do WhatsApp será acionado quando o usuário enviar o carrinho.
Você pode usar o valor dentro desse gatilho para gerar o link de checkout para o usuário.
- Recolher o pagamento
Nesta seção, você aprenderá como gerar os links de checkout e cobrar o pagamento do pedido do WhatsApp.
Receber pagamentos através do Stripe & Paypal
Checkout com Paypal & Stripe é suportado nativamente com JetChat. Neste vídeo, você pode aprender como fazer o pagamento com Paypal & Stripe
Receber pagamentos através do RazorPay
O JetChat tem opções de checkout muito flexíveis, você pode integrar facilmente com o gateway de pagamento de terceiros.
Você pode encontrar essas integrações em nossa mini loja de aplicativos.
Neste vídeo, mostraremos como integrar o RazorPay para receber o pagamento.
Checkout com mensagens de modelo
O WhatsApp suporta apenas botões que vinculam a sites externos.
O JetChat suporta o envio de mensagens de modelo, você precisa enviar a mensagem de modelo no 360dialog ou na API de nuvem e, em seguida, sincronizar a mensagem do modelo aprovado de volta ao JetChat .
Em seguida, você pode enviar essas mensagens de modelo em nosso construtor de fluxo.
- Atualizar status do pedido
Marcar pedido como pago – Stripe & Paypal
Na última etapa, quando o pagamento for concluído, você poderá:
- marcar o pedido como pago.
- Enviar notificação
- Sincronize as informações do pedido com o Planilhas Google.
PS: Se você estiver usando Stripe & Paypal para efetuar o pagamento, verá 2 pedidos de mesmo valor no JetChat. Isso ocorre porque um produto personalizado é criado para efetuar o pagamento.
Desvincular o bot
Nesta etapa, você pode primeiro desvincular o bot do seu número de teste.

Ao clicar no ícone de desvincular, digite “UNLINK” na captura de tela abaixo:

Depois de clicar no botão “SIM, Desvincular”, você poderá excluir este número de teste clicando no “x” na captura de tela abaixo:

Depois de excluir o número de telefone de teste, não se preocupe com o fluxo que você já criou, eles não serão excluídos.
Você ainda pode encontrar o fluxo se for para “Todos os bots”. Vamos vincular esse fluxo de volta ao número de telefone comercial real que você acabou de adicionar ao seu aplicativo.

Preços
Preços do JetChat
O JetChat não adiciona nenhuma taxa extra para enviar e receber qualquer tipo de mensagem usando o canal do WhatsApp. O JetChat oferece uma avaliação gratuita de 14 dias e acesso a todos os recursos profissionais, e você pode criar seu chatbot no canal de nuvem do WhatsApp.
Para nosso plano de negócios básico, são R$199 por mês para 1 bot, 1.000 usuários de bot e 5 membros.
Preços da API de nuvem do WhatsApp
Com o modelo de preços baseado em conversas, as conversas do WhatsApp Business Platform se enquadram em 2 categorias com preços diferentes:
- Iniciado pelo usuário: uma conversa que é iniciada em resposta a uma mensagem do usuário. Sempre que uma empresa responder a um usuário dentro da janela de atendimento ao cliente de 24 horas, essa mensagem será associada a uma conversa iniciada pelo usuário. As empresas podem enviar mensagens de formato livre dentro dessa janela de atendimento ao cliente de 24 horas.
- Iniciada pela empresa: uma conversa iniciada a partir de uma empresa enviando uma mensagem a um usuário fora da janela de atendimento ao cliente 24 horas. As mensagens que iniciam uma conversa iniciada nos negócios exigirão um modelo de mensagem.
Todas as conversas são medidas em sessões fixas de 24 horas. Uma conversa começa quando a primeira mensagem comercial em uma conversa é entregue, seja iniciada pela empresa ou em resposta a uma mensagem do usuário e termina 24 horas depois. Empresas e usuários podem trocar qualquer número de mensagens, incluindo mensagens de modelo, em uma sessão de conversa de 24 horas sem incorrer em cobranças adicionais. Cada sessão de conversação de 24 horas resulta em uma única cobrança.
O preço varia de acordo com a localização geográfica do destinatário. Se você estiver enviando mensagens para usuários na Índia, seu custo de envio será comparativamente menor do que enviar mensagens para usuários nos EUA.
Você pode verificar a estrutura de preços detalhada através do link abaixo. https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing
Sessões
Todas as conversas são medidas em incrementos de 24 horas ou “sessões”, como vamos nos referir a elas aqui. Uma sessão é iniciada sempre que a primeira mensagem é enviada por uma empresa, seja em resposta a uma consulta do usuário ou se um modelo de mensagem iniciada pela empresa for entregue.
Política
A política exige o uso de uma mensagem modelo sempre que enviar uma mensagem a um usuário mais de 24 horas após sua última mensagem. Assim, inicia-se uma nova sessão.
Se você enviar uma mensagem de formato livre fora da janela de suporte ao cliente, você não está seguindo a política, portanto, a entrega desta mensagem falhará. No entanto, ele abre uma conversa iniciada nos negócios que pode ser cobrada.
Mensagens gratuitas de 1000 sessões
As primeiras 1.000 conversas por mês são gratuitas. Se você deseja enviar mais de 1.000 conversas, é necessário adicionar um cartão de crédito à sua conta.
Além disso, o Facebook oferece um número de telefone de teste gratuito para cada aplicativo, é super fácil para você criar um bot de demonstração do WhatsApp com um número de teste e também aproveitar a mensagem gratuita de 1000 sessões para clientes de integração.
Observe que a mensagem gratuita de 1.000 sessões é oferecida no nível WABA. Se você tiver vários números sob o mesmo WABA, todos esses números compartilharão os limites de 1.000 mensagens de sessão gratuitas.
Os limites serão atualizados mensalmente.
Conversas de pontos de entrada gratuitas
As conversas não são cobradas quando os usuários enviam mensagens para empresas usando botões de call to action em anúncios que clicam no WhatsApp ou botões de call to action de uma página do Facebook. As conversas de ponto de entrada gratuitas só podem ser iniciadas pelo usuário. A primeira conversa que começa no ponto de entrada é gratuita e, em seguida, as conversas subsequentes com o usuário são cobradas.
O preço padrão se aplica a anúncios que clicam no WhatsApp. A conversa iniciada a partir do anúncio é gratuita, mas não o anúncio em si.
Limites de verificação de negócios
Limites de negócios não verificados
Não é obrigatório concluir a verificação comercial do Facebook para começar a criar seu primeiro chatbot do WhatsApp.
Mas se sua empresa não for verificada, você poderá:
- Envie mensagens de modelo para até 50 usuários únicos em um período contínuo de 24 horas.
- Resposta a conversas ilimitadas iniciadas pelo cliente
Você precisará concluir a verificação de negócios se quiser iniciar mais de 50 conversas de início de negócios em uma janela contínua de 24 horas.
Limites comerciais verificados
Depois que a empresa for verificada, você poderá começar a enviar mensagens para até 1.000 usuários únicos em um período contínuo de 24 horas. Os limites são aumentados automaticamente para números ainda maiores à medida que você envia mensagens com mais qualidade. O limite máximo permitido atualmente é de 100.000 conversas com usuários únicos em um período contínuo de 24 horas. Você pode obter mais detalhes aqui: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/messaging-limits#messaging
Como verificar sua empresa?
A verificação comercial permite aumentar os limites de envio. Sem verificação, você pode enviar mensagens para até 50 números únicos por dia. Após a verificação, o limite aumenta para enviar mensagens para 1.000 números únicos por dia.
Para ter acesso a níveis de conta mais altos na conta da API do WhatsApp Business, você deve concluir a Verificação de Negócios no Gerenciador de Negócios. Isso significa que você terá que fornecer ao Facebook alguns documentos para provar a existência e a legitimidade do seu negócio.
Embora a Verificação de Negócios seja exigida pela Meta para que uma empresa tenha acesso a níveis de conta mais altos da API do WhatsApp Business, esse processo não está relacionado ao WhatsApp.
Para suporte sobre problemas com o Gerenciador de Negócios (abre uma nova janela), entre em contato com o suporte direto do Meta através do “?” ícone (ajuda) no canto inferior esquerdo da página.
Processo de verificação do gerente de negócios
Acesse o centro de segurança do gerente de negócios
Para iniciar o processo de verificação, vá para a Central de Segurança (abre uma nova janela)e clique em Iniciar verificação na seção Verificação comercial.

Selecione seu negócio
Se sua empresa já está listada
Confirme os dados da sua empresa
Selecione um número de telefone ao qual você tenha acesso no menu suspenso e clique em Avançar.
Verifique se há erros de digitação ou outros erros: você não poderá editar essas informações após o envio.
Obter um código de verificação
Escolha receber o código de verificação em seu número de telefone comercial por mensagem de texto, telefonema ou e-mail. A opção de número de telefone pode não estar disponível em todos os países.
Certifique-se de que o e-mail cadastrado tenha o mesmo domínio do site.
Exemplo aceito Email: [email protected] Site: www.business.com
Exemplo não aceito E-mail: [email protected] ou [email protected] Site: www.business.com
Ou verifique seu domínio
Se seu domínio já estiver verificado, clique em Usar verificação de domínio. Caso contrário, conclua o processo de verificação de domínio, retorne à Central de Segurança e selecione Continuar.
Insira o código de verificação (não aplicável se você usar a verificação de domínio)
Digite seu código de verificação. Clique em Enviar .
Você pode pular as etapas restantes 3 e 4 abaixo.
Se sua empresa não estiver listada
Se você não conseguir ver sua empresa na lista, selecione Nenhuma dessas correspondências. Em seguida, prossiga com as Etapas 3 e 4 abaixo.
Verifique o nome legal da empresa
Você pode ser solicitado na etapa 3 a fornecer a documentação oficial do nome legal da sua empresa. Carregue um documento oficial que corresponda ao nome legal da empresa que você inseriu na etapa 1, como uma licença comercial, contrato social ou registro de imposto comercial.
Verifique o endereço comercial ou o número de telefone
Carregue um documento que mostre o nome legal da sua empresa e o endereço de correspondência ou número de telefone mostrado na tela.
Depois de fazer o upload dos documentos, o Meta os revisará o mais rápido possível. Isso pode levar vários dias. Você pode verificar o status atual de sua verificação acessando sua Central de Segurança.
Quando sua empresa for verificada, você será notificado e também verá o status verificado em sua conta.

Documentos necessários para verificação comercial
Devido às diferenças entre documentos legais entre países/distritos, o Facebook disponibilizou uma lista dos documentos específicos que precisam ser enviados de acordo com cada país/distrito. Por favor, veja-os abaixo.
Os documentos que não são aceitos são:
- Faturas
- Ordens de compra
- Candidaturas auto-preenchidas para a empresa
- Declarações fiscais apresentadas por você ou sua empresa
- Impressão do site
Brasil
- Extrato bancário empresarial
- Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
- Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (MEI)
- Contrato Social
- Conta de serviços públicos
China
- 公司註冊證書
- 商業登記摘錄
- 商業登記證
- 营业执照
- 銀行帳單
Chipre
- Αντίγραφο κίνησης λογαριασμού / Hesap özeti
- Εγγραφή στο μητρώο Φ.Π.Α.
- Καταστατικό / Şirket ana sözleşmesi
- Μητρώο Επιχειρηματικών Οντοτήτων
- Συστατική Πράξη Εταιρείας / Şirket Kuruluş Onay Belgesi
França
- Avis de situação au repertório Sirene
- Extrai d’imatriculation D1
- Extrair K, L, Kbis ou Lbis
- Facture d’électricité, de gaz ou d’eau
- Carta de confirmação de número SIREN délivrée par l’Urssaf
- Statuts de l’enterprise
- Registro de IVA
Índia
- Extrato bancário empresarial
- Alvará de funcionamento
- Certificado de incorporação
- Certificado de registro fiscal de bens e serviços (GST)
- Cartão de número de conta permanente (PAN)
- Certificado de estabelecimento comercial
- Udyog Aadar (UID)
- Conta de serviços públicos
Indonésia
- Extrato bancário empresarial
- Izin Usaha Mikro Kecil (IUMK)
- Nomar Induk Berusaha (NIB))
- Surat Izin Usaha Perdagangan (SIUP)
- Surat Pengukuhan Pengusaha Kena Pajak (SPPKP
- Tanda Daftar Perusahaan (TDP
- Conta de serviços públicos
Irlanda:
- An Oifig um Chlárú Cuideachtaí
- Extrato bancário empresarial
- Certificado de imposto comercial
- Certificado de constituição de empresa
- Certificado de registração
- Conta de serviços públicos
Itália:
- Atto Costitutivo
- Certificato di Registrazione Aziendale
- Registro Imprese dell’archivio ufficiale della CCIAA
- Estatuto
- Extrato bancário empresarial
- Certificado de formação
- Conta de serviços públicos
- Certificado de Imposto sobre Valor Agregado (IVA)
Japão:
- 個人事業の開業, 廃業等の届出書
- 営業許可
- 定款
- 履歴事項全部証明書
- 法人番号指定通知書
- 納税証明書
- Extrato bancário empresarial
- Conta de serviços públicos
Coreia do Sul:
- 사업자등록증
- 요금납부 내역서
- 지방세 납세 증명서
- 지방세 납세 증명서
Taiwan:
- 台中市政府函
- 有限公司设立登记表
Emirados Árabes Unidos
- Certificado de formação
- رخصة تجارية
- رخصة تجارية
- شهادة تسجيل لضريبة القيمة المضافة
- فاتورة اتصالات
- فاتورة الكهرباء
- حساب بنك
Ucrânia
- Виписка з єдиного державного реєстру юридичних осіб , фізичних осіб-підприємціов тачних осіб
- Виписка з єдиного державного реєстру юридичних осіб та фізичних осіб-підприємців
- Витяг з реєстру платників єдиного податку
- Свідоцтво платника єдиного податку
Reino Unido
- Extrato bancário empresarial
- Certificado de incorporação
- Certificado de seguro de responsabilidade civil
- Documento da Casa das Empresas
- Número de registro da empresa (CRN)
- HM Revenue and Customs: certificado de IVA
- HM Revenue and Customs: extrato da conta
- Conta de serviços públicos
Estados Unidos:
- Contrato Social
- Extrato bancário empresarial
- Alvará de funcionamento
- Número de identificação do empregador (EIN)
- IRS SS-4 (Carta de Cessão EIN)
- IRS 147c (Carta de Confirmação EIN)
- Número de Identificação Fiscal
Outros países:
- Contas de serviços públicos, como telefone ou conta de eletricidade
- extrato bancário
- Licenças e autorizações comerciais de qualquer nível de governo
- Certificado de constituição ou incorporação
- Certificado de registro de imposto comercial ou IVA
- Carta de confirmação EIN do IRS (somente nos EUA)
- Declarações de impostos federais para o IRS pela empresa (somente nos EUA)
- Extratos de contas bancárias comerciais
- Relatório de crédito comercial de uma das agências de relatórios
Lista de verificação para verificação de negócios
Para aumentar as chances da empresa ser verificada pela Meta, é importante que:
- O site da empresa está ativo e completo, contendo o nome e endereço da empresa
- O e-mail da conta é do mesmo domínio do site da empresa fornecido na documentação
- Se a verificação for feita através do número de telefone, certifique-se de que consegue receber a chamada. Se o telefone tiver IVR, desative-o temporariamente
- O nome comercial da empresa na documentação é o mesmo utilizado no site e na página do Facebook. Se forem diferentes, os nomes precisam estar relacionados de alguma forma no site. Por exemplo, no rodapé, digite “Empresa ABC desenvolvida pela empresa D”
Se o botão Iniciar verificação não estiver disponível
Seu Gerente de Negócios pode não estar qualificado para verificação. Nesse caso, você não poderá clicar no botão Iniciar verificação:

Para ativar o botão, por favor:
- Preencha todas as informações na página Business Info, dentro das configurações do Facebook Business Manager
- Crie um aplicativo em sua conta de desenvolvedor do Facebook.
Minha solicitação de verificação comercial foi rejeitada: o que fazer agora?
Se sua solicitação de verificação comercial foi rejeitada pela equipe do Facebook, você deverá receber uma notificação por e-mail informando que os documentos anexados não passaram no processo de verificação.

Na nova página, você verá o número do seu ticket/caso.

Se você clicar no botão ‘Leia mais’, você pode começar a interagir diretamente com o Suporte do Facebook para descobrir o que está faltando ou quais documentos não estão corretos.
A Verificação de Negócios é a mesma coisa que o cheque verde?
Não.
A verificação comercial é diferente do selo verificado, também conhecido como cheque verde ou conta comercial oficial (OBA).
Documentação oficial do Facebook
Você pode encontrar mais detalhes na documentação oficial do Facebook:
- https://www.facebook.com/business/help/2058515294227817?id=180505742745347
- https://www.facebook.com/business/help/1095661473946872?id=180505742745347
- https://www.facebook.com/business/help/159334372093366
Diretrizes de nome de exibição
Ao adicionar um novo número de telefone à sua conta comercial do WhatsApp, você deve atribuir um nome de exibição.
Todos os nomes de exibição devem ter um relacionamento com sua empresa e não devem violar o WhatsApp Commerce (abre uma nova janela)e políticas comerciais (abre uma nova janela). É necessário ter nomes de exibição compatíveis com as diretrizes do WhatsApp para enviar mensagens usando a API do WhatsApp Business ou para se qualificar para contas comerciais oficiais do WhatsApp.
Antes de concluir o registro, você pode alterar o nome de exibição quantas vezes desejar. Após o registro, você deve aguardar 30 dias entre qualquer solicitação de alteração de nome de exibição.
Abaixo estão os princípios para nomes de exibição:
Conformidade com as políticas
Um nome de exibição não deve violar as políticas do WhatsApp Commerce and Business. Um exemplo de uma loja que vende taças de vinho:
- Aceito: Taças de Vinho ABC
- Não aceito: Vinho ABC
Dentro de sua empresa, você pode ter contas comerciais separadas do WhatsApp para diferentes divisões; somente as divisões que estão em conformidade com a Política de Comércio do WhatsApp podem ter uma conta comercial do WhatsApp.
Representação precisa do seu negócio
Um nome de exibição deve representar:
- Uma empresa ou seu serviço, produto ou departamento
- Uma conta de teste ou uma conta de demonstração e deve manter uma associação com o negócio (por exemplo, Fresh Produce Test)
Um nome de exibição não deve ser:
- O nome completo de um indivíduo
- Um termo genérico (por exemplo, Moda)
- Uma localização geográfica genérica (por exemplo, Nova York)
- Um slogan ou uma longa descrição
Uma organização afiliada ao governo precisa da aprovação da equipe do WhatsApp. Um nome de exibição deve conter no mínimo 3 caracteres.
Consistência com marcas externas
Um nome de exibição deve ter uma marca consistente com fontes externas (por exemplo, o site de uma empresa ou marketing). Um exemplo de uma linha de produtos chamada “Fresh Produce Cold Pressed Juices”:
- Aceito: Fresh Produce Sucos Prensados a Frio (como é a marca em seu site)
- Não aceito: Sucos de produtos frescos (você alterou a marca removendo “Prensado a frio”)
- Não aceito: FP Cold Pressed Juices (você adicionou uma abreviação ao nome da empresa inconsistente com a marca externa)
Um nome de exibição deve ter maiúsculas gramaticalmente corretas e deve corresponder à capitalização usada em sua marca externa. Não altere o espaçamento e não adicione pontuação extra, emojis ou símbolos de caracteres
Relacionamento claro com o seu negócio
Um nome de exibição deve ter um relacionamento claro com sua empresa (deve ser mencionado no site da empresa ou em referências de mídia externa). Por exemplo:
- Aceito: nome de uma instituição de caridade mencionada no site de uma organização sem fins lucrativos
- Não aceito: nome de uma instituição de caridade não mencionada em nenhum site externo
Se a relação entre sua empresa e a marca não for óbvia, indique a relação usando “por [nome da empresa]”.
- Não aceito: Fruit Snacks (Fresh Produce é proprietário da marca Fruit Snacks, mas sua associação não é mencionada em nenhum site externo)
- Aceito: Snacks de frutas por produtos frescos
Se o nome de exibição representar uma empresa com a qual a empresa está trabalhando (ou seja, se a empresa for uma agência, distribuidor, parceiro ou empresa-mãe), o relacionamento entre a empresa representada no nome de exibição e a empresa do cliente final deverá ser evidente e claro nos sites de negócios de ambas as partes. Por exemplo, se a Global Voyager se inscrever no WhatsApp e quiser usar o nome de exibição Commercial Air, eles devem enviar links para ambos os sites informando que a Commercial Air é uma subsidiária da Global Voyager.
Pessoa jurídica no rodapé
Caso o nome oficial (pessoa jurídica) da empresa nos documentos que foram utilizados para a Verificação Comercial e a nomenclatura no site sejam diferentes, recomendamos adicionar uma menção de pessoa jurídica ao site, por exemplo no rodapé: “Business ABC alimentado por CDE empresarial”
Site funcionando
Um nome de exibição não pode ser aprovado sem um site em funcionamento. O site deve ser verificado pelo seu Gerenciador de Negócios do Facebook. Se o site da sua empresa foi alterado, o novo site deve ser enviado para verificação.
PERGUNTAS FREQUENTES:
- Como posso responder a clientes no meu telemóvel? Depois de conectar o número de telefone com a API de nuvem do WhatsApp, você não poderá usar esse número no aplicativo WhatsApp comercial ou pessoal do WhatsApp.
Você pode fazer login na plataforma JetChat e, em seguida, conversar ao vivo para responder aos seus clientes na área de trabalho ou baixar os aplicativos móveis JetChat para responder diretamente no seu telefone.
Você pode baixar nossos aplicativos móveis em breve!
- Posso usar meu número de WhatsApp móvel atual na API de nuvem do WhatsApp? Você não pode usar seu número WhatsApp existente na API do WhatsApp Cloud. Você terá que excluir sua conta existente do WhatsApp e, em seguida, poderá usar o mesmo número na API do WhatsApp Cloud ou precisará obter um número totalmente separado para a conta da API do WhatsApp Cloud.
Recomendamos que você obtenha um novo número para a API do WhatsApp Cloud.
- Como posso excluir um número de telefone de uma conta comercial? Você pode consultar o link abaixo para excluir o número de telefone da sua conta comercial. https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/phone-numbers#delete-phone-number-from-a-business-account
- Estou usando o 360Dialog atualmente, preciso mudar para a API do Cloud? Aqui está a diferença entre 360Dialog e API de nuvem do WhatsApp, aqui está uma tabela para sua referência:

Em resumo, com o 360dialog, o cliente tem acesso a diferentes ofertas do WhatsApp (Cloud API, Business API, on-premise), hospedagem e upgrades de desempenho (Premium Package, local hosting, multicores) e diferentes níveis de suporte e SLAs – nenhum deles é oferecido pela Meta diretamente.
Se você estiver usando a API de nuvem do WhatsApp, é um pouco mais barato. Você pode começar facilmente com o número de telefone de teste e mensagens gratuitas de 1000 sessões.
Você pode tomar sua própria decisão com base nas informações acima.
- Não consigo conectar minha conta comercial na API de nuvem do WhatsApp? Atualmente, você só pode conectar uma conta comercial a um dos espaços de trabalho do JetChat. Se você precisar alternar para um espaço de trabalho diferente, será necessário desconectar e reconectar novamente ao novo espaço de trabalho.