Instalação WhatsApp Cloud API

A inscrição incorporada é uma maneira conveniente de registrar seu remetente na API do WhatsApp Business diretamente do site do JetChat. Após o registro, você pode começar a usar a API com a ajuda do JetChat para aprimorar sua experiência de envolvimento do cliente.

É altamente recomendável que você inicie o WhatsApp Cloud API com um metagerente de negócios verificado.

No entanto, não é obrigatório fazê-lo.

Você pode criar um novo metagerente de negócios no processo, caso ainda não tenha um.

Pré-requisitos

Antes de começar a usar a API do WhatsApp Business, você precisará do seguinte:

  • Uma conta no Facebook.

  • Acesso de administrador à sua conta Meta Business Manager . Se você não tiver uma conta Meta Business Manager, poderá criar uma durante o processo de inscrição incorporado. Além disso, a conta meta empresarial não deve ser bloqueada ( aqui você pode ver se há alguma restrição na sua conta empresarial META)

  • Cartão de crédito (Mastercard / Visa → Sem American Express!)

  • Um número de telefone que pode ser registrado como remetente . Este número não deve estar conectado a nenhuma conta do WhatsApp (privada ou WhatsApp Business API). Você precisará acessar esse número para receber um SMS ou uma chamada de voz para verificação. Se você já possui uma conta, pode encontrar instruções sobre como excluí-la aqui.

Instruções passo a passo

 

Etapa 1: faça login com o Facebook

 

Para iniciar o processo, faça login na plataforma JetChat, navegue até o “painel” e clique em “WhatsApp Cloud” na barra lateral esquerda e clique no botão “Conectar WhatsApp Cloud”:

Na janela pop-up, faça login na sua conta do Facebook ou selecione a conta que você já fez login no seu navegador.

Etapa 2: Crie ou selecione uma conta Meta Business Manager

Você pode selecionar uma conta existente do Meta Business Manager na qual tenha permissões de administrador ou criar uma nova conta do Meta Business Manager . Para criar uma nova conta, você precisará preparar as seguintes informações:

  • Nome legal da empresa

  • Número de telefone comercial

  • Site comercial

  • Endereço de e-mail comercial

  • País

  • Endereço corporativo

  • Cidade

  • Estado / Província / Região

 

Observe que o novo metagerente de negócios criado será “ não verificado ”, será recomendado que você verifique seu metagerente de negócios o mais rápido possível. Você pode seguir as instruções aqui .

Etapa 3: crie um perfil comercial do WhatsApp

 

1.Insira o nome da sua conta comercial do WhatsApp (WABA)

Seu público não verá essas informações em seu perfil do WhatsApp.

2.Insira o nome de exibição do seu perfil comercial do WhatsApp

 

Nomes de exibição

Os nomes de exibição precisam ser revisados ​​pelo Meta, que é um dos fatores importantes para aumentar o limite de número.

Um nome de exibição deve ter uma marca consistente com fontes externas (por exemplo, o site ou marketing de uma empresa).

Os nomes de exibição devem estar relacionados à sua empresa e não devem violar as políticas comerciais e empresariais do WhatsApp . Além disso, o nome de exibição deve estar de acordo com as diretrizes de nomes de exibição do WhatsApp .

3.Escolha uma categoria de negócios na lista

4.Insira uma descrição para sua empresa

Você pode editar a descrição a qualquer momento, inclusive após a verificação do remetente.

Etapa 4: verifique o número comercial do WhatsApp

  1. Digite o número de telefone que deseja usar como número comercial do WhatsApp. Observe que este número de telefone não pode usar nenhum serviço do WhatsApp.

  2. Escolha um dos seguintes métodos de verificação:

  • SMS

  • Chamada de voz

Depois que seu número for verificado,

você será redirecionado para a tela abaixo e clique no botão “concluir”, você será redirecionado de volta para a plataforma JetChat.

Etapa 5: Conclua o registro do seu número

Assim que for redirecionado para a plataforma JetChat, você verá a tela abaixo e clicará no botão “Sincronizar Números”:

e você verá os números que acabou de registrar na plataforma JetChat. Por padrão, o status é “Pausado”, você precisa mudar o status para “Ativo ”.

Por padrão, se você for em “Gerenciador de WhatsApp” e depois em “Números de telefone”, você notará que o status é “Pendente” conforme a imagem abaixo:

Agora, se você voltar ao JetChat, clicar em “configurações” conforme a imagem abaixo, e clicar em “Registrar número”, e registrar seu número :

E depois de concluir o registro, você verá que o status do seu número de telefone é “Conectado” agora.

 

E agora seu bot está pronto para testar!

Mas antes de começar a testar, é muito importante configurar seu faturamento e verificar seu metagerente de negócios (não é obrigatório, mas é altamente recomendado).

 

Antes de enviar qualquer modelo de mensagem para testar ou ativar seu chatbot, conecte seu cartão de crédito válido à seção de cobrança no WhatsApp Manager.

Além disso, é arriscado restringir seu número/meta conta de gerente de negócios se você não tiver uma conta de meta gerente de negócios verificada.

 

Etapa 6: faça uma verificação rápida de conexão

Assim que o número do WhatsApp estiver conectado, você pode clicar em “Criar fluxo” e criar um fluxo simples em seu fluxo principal.

Clique no botão “Publicar” para publicar o fluxo e, em seguida, envie qualquer mensagem do seu número pessoal do Whatsapp para este número da API do WhatsApp Cloud.

Você deve receber a mensagem de texto de volta. Se você vir a mensagem, a conexão está boa. Seu bot é responsivo e funciona bem.

Agora, você pode ir em “conteúdo”, “Modelos de mensagem” e clicar no botão “Sincronizar”. Se você não vir nenhuma mensagem de erro, então a mensagem do modelo do WhatsApp também está funcionando.

 

Observe que não há nenhum modelo de mensagem que será realmente sincronizado com o JetChat quando você acabou de começar. Você também pode clicar em “+ Novo modelo” e criar um novo modelo de mensagem do WhatsApp diretamente do JetChat.

Por último, você pode ir para “Gerenciador de WhatsApp” em seu metagerenciador de negócios e conectar um cartão de crédito válido ao faturamento e, em seguida, testar o envio de uma mensagem modelo do WhatsApp para um usuário do WhatsApp.

Se o seu método de cobrança for válido, o modelo de mensagem deverá ser entregue sem problemas.

Se você fez todo o teste, sua API do WhatsApp Cloud está corrigida.

Configurações de nuvem do WhatsApp

O JetChat oferece algumas configurações que podem ajudá-lo a gerenciar sua API do WhatsApp facilmente, se você clicar nos 3 pontos no WhatsApp Cloud, você encontrará as configurações abaixo:

 

  • Exame de saúde

  • Status de verificação comercial

  • Verifique a forma de pagamento

  • Números de telefone

  • Modelos de mensagens

  • Catálogo

  • Autenticação de dois fatores

  • Número de cancelamento de registro

Processo de verificação comercial do BM (opcional)

Caso não tenha concluído o processo de Verificação Empresarial, você estará limitado a se associar a apenas dois números de telefone e poderá ter no máximo 250 conversas por dia.

Caso esse limite seja ultrapassado, a conta será automaticamente cancelada após 15 dias.

Porém, durante esse período, você ainda pode testar o serviço. Depois que sua empresa for verificada, você poderá associar a WABA a até 20 números de telefone e o limite de conversas aumentará para 1.000 por dia.

Verifique a forma de pagamento

A primeira coisa a fazer é conectar um cartão de crédito válido aos seus números WABA. Se você não se conectou a um cartão válido e começou a enviar mensagem modelo do WhatsApp, você verá o erro abaixo:

[ { “error_code”: 141006, “error_description”: “Há um erro com a forma de pagamento.”, “possible_solution”: “Ocorreu um erro com sua forma de pagamento. Adicione uma nova forma de pagamento à conta.” } ]

Basta conectar um cartão de crédito válido aos seus números waba.

Você precisará acessar o meta gerenciador de negócios e encontrar a conta do WhatsApp.

E clique em “Configurações de pagamento”

Você pode definir seu pagamento em https://business.facebook.com/billing_hub/payment_methods e ver a forma de pagamento do WhatsApp.

Exame de saúde

Se você clicar na verificação de integridade, verá a captura de tela abaixo:

Isso lhe dará uma visão geral do status do seu número de telefone, status WABA e status da conta Meta Business.

Números de telefone

Uma conta WhatsApp Business (WABA) precisa de um número de telefone válido dedicado ao uso da plataforma WhatsApp Business.

 

Este guia apresenta como escolher números de telefone, adicioná-los à sua conta e limitações de envio relacionadas.

Depois de clicar nesta opção, você será redirecionado para “números de telefone” no seu gerenciador do WhatsApp, e o status do seu número de telefone cairá nas categorias abaixo:

O status é classificado da seguinte forma:

  • Conectado : O remetente funciona normalmente.

  • Sinalizado : Este status ocorre quando a classificação de qualidade do remetente atinge um estado baixo (vermelho). Durante esse estado, não é possível atualizar o nível de limite de mensagens. Se a classificação de qualidade melhorar para um estado médio ou alto dentro de 7 dias a partir do dia em que o status do remetente foi movido para Sinalizado, o status mudará para Conectado. Se a classificação de qualidade não melhorar, o status do remetente retornará para Conectado, mas o limite de mensagens diminuirá para o próximo nível inferior. O nível mais baixo para empresas verificadas é o Nível 1.

  • Restrito : esse status ocorre quando o remetente atinge o limite de mensagens. Durante a fase Restrita, você não poderá enviar mensagens de saída (notificação) até que a janela de 24 horas seja redefinida. Você só pode responder às mensagens iniciadas pelos usuários finais.

  • Pendente : você pode clicar em “registrar números” para conectar seus números de telefone.

Adicionar um número de telefone a um WABA

Atualmente, cada Verified Meta Business Manager pode ter até 20 números de telefone, independentemente do número de WABAs.

Se desejar adicionar um novo número, adicione-o por meio do processo de inscrição incorporado.

Alterar nome de exibição

Cada número de telefone tem seu nome de exibição, e esse nome deve estar relacionado ao nome da sua empresa ou marca. O nome de exibição será revisado pela Meta. Você pode ir para Meta para alterar o nome.

Excluir número de telefone de um WABA

Para remoção completa, siga as etapas abaixo:

  1. No Gerenciador de Negócios, vá para a página Configurações de Negócios.

  2. Vá para Configurações > Configurações comerciais > Contas do WhatsApp > Gerenciador do WhatsApp > Números de telefone.

  3. No Gerenciador do WhatsApp, encontre o número de telefone que deseja excluir. Clique no ícone da lixeira em Excluir no canto superior direito.

 
  • Somente um administrador comercial da conta comercial do WhatsApp pode excluir um número de telefone.

  • Um número não poderá ser excluído se a empresa tiver enviado mensagens pagas nos últimos 30 dias usando esse número.

  • Depois que um número for excluído da Plataforma WhatsApp Business, ele poderá ser usado novamente no aplicativo WhatsApp ou poderá ser registrado novamente na Plataforma WhatsApp Business. Observe que regras diferentes se aplicam a telefones excluídos que foram banidos pela plataforma WhatsApp Business.

Modelos de mensagens

Este link irá redirecioná-lo para a seção de modelos do WhatsApp no ​​gerenciador do WhatsApp, e você pode criar e enviar o modelo diretamente no gerenciador do WhatsApp e, assim que o modelo for aprovado, você pode ir ao JetChat para sincronizar o modelo de volta ao JetChat.

Você também pode clicar no botão “Novo modelo” no JetChat e, em seguida, criar e enviar o modelo diretamente dentro do JetChat.

As empresas podem permitir que os Catálogos compartilhem produtos com os clientes usando mensagens de múltiplos e únicos produtos ou mostrem seus produtos e serviços aos clientes no aplicativo WhatsApp, permitindo que eles naveguem e adicionem itens ao carrinho sem sair da conversa, proporcionando uma experiência contínua e experiência de compra conveniente.

Se você clicar no link “Catálogo”, você será redirecionado para o WhatsApp Manager, e clicar em “Catálogo”, e clicar em “Escolher um Catálogo”, no menu suspenso, selecione o catálogo que deseja conectar.

Clique em “Visualizar catálogo” se desejar visualizar ou gerenciar o catálogo, clique em “Conectar Catálogo” e então esses números WABA se conectarão ao catálogo.

Se você deseja sincronizar o catálogo de produtos do Facebook com o comércio eletrônico nativo do JetChat, você pode ir em “Integrações”, depois ir para a categoria “Comércio eletrônico” e clicar em “Facebook Business” e fazer login em sua conta do Facebook.

Depois de fazer login em sua conta do Facebook, você será redirecionado de volta ao JetChat e clicará no botão “List Business Catalogs”.

Encontre o catálogo que está vinculado aos seus números WABA e clique no botão “Facebook → Local” e, em seguida, os produtos do seu catálogo serão sincronizados de volta com JetChat Ecommerce → Produtos.

Se você abrir qualquer produto que esteja sincronizado com JetChat Ecommerce → produtos, todos os títulos, descrições, imagens e preços do produto estarão sincronizados com as mensagens do Catálogo do Facebook.

Você precisará do RetailID para enviar a mensagem do catálogo de produtos do WhatsApp. Você pode encontrar o RetailID sincronizado com o SKU na seção de produtos.

Confira mais informações sobre como construir uma experiência nativa de compras de comércio eletrônico no WhatsApp aqui .

 

Atualizar nome de exibição do WhatsApp

Sua empresa pode alterar os nomes de exibição até quatro vezes em um período de 30 dias. Assim que o período de 30 dias terminar, um novo período de 30 dias começará e suas empresas poderão alterar novamente os nomes de exibição até 4 vezes nesse novo período de 30 dias.

Se quiser atualizar seu nome de exibição do WhatsApp, você precisa ir para o meta gerenciador de negócios e ir para o gerenciador do WhatsApp

Clique no link azul e selecione o número de telefone cujo nome de exibição deseja atualizar. e clique no ícone “Editar” conforme a imagem abaixo

Na seção Editar nome de exibição , insira um novo nome de exibição. Os nomes de exibição devem ter um relacionamento com sua empresa e usar uma marca consistente com fontes externas (por exemplo, seu site).

Seu nome de exibição precisará ser aprovado pelo WhatsApp antes que um certificado atualizado seja disponibilizado. Depois que isso for aprovado, registre novamente seu número e seu nome de exibição ficará ativo.

 

Como adicionar números de telefone extras no JetChat

Você precisará primeiro adicionar os novos números de telefone à sua conta de gerente do WhatsApp do meta business manager.

 

Meta tem limitações de número de telefone para o gerenciador do WhatsApp. Se você atingiu os limites, precisará entrar em contato com a meta para aumentá-los.

Assim que o novo número de telefone for adicionado à sua conta de administrador do WhatsApp, você pode acessar o JetChat e clicar em “Sincronizar números”

Então você verá o novo número adicionado ao JetChat.

Nas configurações, primeiro você precisará “Verificar o número de telefone” e depois “Registrar o número”

Você pode clicar em “Verificar o número de telefone” primeiro.

Esta opção está disponível apenas para a nova inscrição de incorporação. O antigo método de conexão de aplicativo privado não tem essa opção.

Então você pode escolher SMS ou Voz para verificar o número de telefone.

Depois que o número de telefone for verificado, você poderá prosseguir com as etapas.

Quais são os possíveis erros comuns no fluxo de inscrição incorporado?

 

Verifique os erros comuns meta-oficiais aqui .

A. Erros de criação de conta de gerente de negócios

Ocorreu um erro ao processar esta solicitação. Por favor, tente novamente mais tarde.

Este é um erro pouco claro que precisa de mais assistência. A criação da conta comercial pode ter falhado por vários motivos.

==> Se você receber esse erro, use uma conta ativa do Facebook ou entre em contato com o suporte para resolução.

 

Você atingiu o limite de empresas que pode criar neste momento.

Há um limite para o número de contas comerciais que você pode criar.

==> Use uma conta comercial existente ou exclua/feche contas comerciais não utilizadas

 

Sua conta do Facebook é muito nova para criar uma conta comercial. Tente novamente em uma hora.

Novas contas do Facebook precisam esperar algum tempo para criar uma conta do Business Manager.

=> Use uma conta ativa existente do Facebook ou aguarde algumas horas antes de usar sua nova conta. A nova conta do Facebook pode ser usada ativamente durante o período de espera.

 

Limitamos a frequência com que você pode postar, comentar ou fazer outras coisas em um determinado período de tempo para ajudar a proteger a comunidade contra spam. Você pode tentar novamente mais tarde.

Sua conta do Facebook foi sinalizada devido a comportamento suspeito.

==> Você precisa usar uma conta ativa e existente do Facebook sem problemas anteriores.

 

Você não tem mais permissão para usar os Produtos do Facebook para anunciar. Você não pode veicular anúncios, gerenciar ativos de publicidade ou criar novos anúncios ou contas comerciais.

Você não consegue criar novas contas do Business Manager devido a comportamento suspeito anterior.

==> Use uma conta do Facebook ativa e existente sem problemas anteriores.

 

Sua conta de pagamento está desativada

Sua conta de pagamento foi desativada devido a comportamento suspeito anterior.

==> Entre em contato com o Facebook para ajudar aqui

 

Um usuário só pode criar um usuário comercial por vez

Você só pode criar uma única conta comercial dentro de um determinado período.

==> Use uma conta comercial existente para embarcar.

 

O nome que você escolheu para sua empresa não é válido. Considere usar xxx.

==> Adicione um nome válido que corresponda ao nome da sua empresa.

 

B. Erros de criação de conta comercial do WhatsApp

 

O usuário não tem permissão para criar contas do WhatsApp Business.

Você não tem a permissão de administrador necessária para criar contas do WhatsApp na conta comercial selecionada.

==> Obtenha acesso de administrador à conta comercial para prosseguir ou selecione uma conta para a qual você tenha permissões de administrador.

 

Esta conta do WhatsApp Business não está disponível para uso.

Se você vir esta mensagem de erro e não conseguir selecionar a conta comercial do WhatsApp desejada. É por um dos motivos abaixo:

  • Você não tem permissão para gerenciar essa conta comercial do WhatsApp

  • Aquela conta comercial do WhatsApp já gerenciada por aplicativos privados ou outra plataforma

A solução para esse problema é solicitar permissão de administrador para a conta comercial do WhatsApp ou desconectar a conta comercial do WhatsApp de outras plataformas.

Você só pode criar um número limitado de contas comerciais do WhatsApp antes que a verificação da sua empresa e da conta do WhatsApp seja concluída. Você pode criar contas adicionais após ser verificado.

Você tentou criar várias contas comerciais do WhatsApp em uma empresa não verificada.

==> Você pode criar contas comerciais adicionais do WhatsApp somente quando a verificação comercial e as verificações da conta do WhatsApp forem concluídas. Inicie a verificação comercial da conta visitando o Gerenciador de negócios.

 

Não podemos verificar a conta comercial do Facebook que você selecionou. Volte para a tela anterior para selecionar uma conta diferente ou acesse o Facebook Business Manager para obter suporte.

A conta comercial do Facebook selecionada não está em conformidade com nossas políticas de uso da API do WhatsApp Business e não pôde ser verificada.

==> Visite sua conta Business Manager para obter mais informações sobre esta conta comercial do Facebook. Se o seu envio de verificação comercial for rejeitado, você deverá ter recebido uma notificação por e-mail com os motivos detalhados. Você pode tentar reenviar sua verificação comercial se achar que isso foi um erro ou criar uma conta comercial do WhatsApp usando uma conta comercial do Facebook que já foi verificada.

 

Algo deu errado. Você precisará entrar em contato com o suporte e tentar novamente.

Este pode ser um problema intermitente no WhatsApp.

==> Você pode tentar novamente o fluxo em alguns minutos.

 

Você já vinculou o número máximo de números de telefone permitidos para esta conta comercial. Exclua um número de telefone para continuar ou solicite números adicionais.

Por padrão, o meta permite apenas no máximo 2 números de telefone para uma conta comercial do WhatsApp. Se precisar de mais números, você precisa entrar em contato com o suporte meta para aumentar os limites de números permitidos.

De acordo com a metapolítica: “As carteiras empresariais são inicialmente limitadas a 2 números de telefone comercial cadastrados, mas esse limite pode ser aumentado para até 20.

Se sua empresa tiver sido verificada ou se você abrir 1.000 ou mais conversas iniciadas por negócios em um período de mudança de 30 dias usando modelos com uma classificação de alta qualidade , determinaremos se o uso da API justifica um aumento no limite de número de telefone.”

Saiba mais sobre os limites de número de telefone aqui .

C. Erros de configuração do telefone

 

Este número de telefone já existe na sua lista de números de telefone.

Você está tentando adicionar um número de telefone que já existe na sua conta do WhatsApp Business.

==> Volte para o fluxo ou reinicie o fluxo para selecionar o número de telefone existente.

 

Este número está registrado em uma conta existente do WhatsApp. Para usar este número, desconecte-o da conta existente. Em seguida, retorne a esta página e digite novamente o número. Observação: pode levar até 3 minutos para que o número fique disponível.

O número de telefone já estava cadastrado em nossa plataforma (ou seja, WhatsApp Messenger, WhatsApp Business App ou Whatsapp Business API).

==> Vá para as configurações de “WhatsApp Cloud” e cancele o registro do número se quiser usá-lo. ou cadastre um novo número.

 

Seu nome verificado viola as diretrizes do WhatsApp. Edite seu nome verificado e tente novamente.

O nome usado no perfil comercial do número de telefone não atende às nossas diretrizes.

==> Consulte as diretrizes de Nome de Exibição e tente novamente.

 

Algo deu errado. Você precisará entrar em contato com o suporte e tentar novamente.

Ocorreu um problema ao criar o perfil comercial do número de telefone.

==> Digite novamente o nome correto do Perfil da Empresa de acordo com as diretrizes e outros detalhes.

 

D. Erros de verificação do telefone

 

A propriedade do número de telefone já foi verificada.

==> Este número de telefone já foi verificado. Você pode tentar atualizar a página para ver a alteração aplicada.

 

Seu número de telefone não parece ser válido. Verifique novamente ou tente novamente após 5 minutos.

Um número de telefone incorreto foi inserido ou não oferecemos suporte a números neste formato.

==> Certifique-se de que o número esteja operacional e verificado por uma operadora de telecomunicações. No momento, não oferecemos suporte a números de resposta de voz interativa (IVR).

 

Você já adivinhou muitas vezes.

Para bloquear spam, o sistema permite apenas um número limitado de tentativas de verificação.

==> Você deve esperar cerca de 12 horas antes de tentar novamente. Após esse período de espera, volte ao fluxo e selecione contas e números de telefone existentes para verificar novamente.

 

Ocorreu um erro ao verificar este número de telefone. Por favor, tente novamente mais tarde.

Houve um problema com o código de verificação.

==> Por favor, tente novamente mais tarde.

 

Você solicitou seu código muitas vezes.

Para bloquear spam, o sistema permite apenas um número limitado de tentativas de verificação.

==> Limitamos o número ou vezes que você pode solicitar um código dentro de um determinado período. Volte ao fluxo após o tempo especificado e selecione contas e números de telefone existentes para solicitar um código novamente.

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